(Foto: Portal Tonogiro)
Águas de Lindoia deflagrou na noite do sábado (5) a campanha "Queimada é Crime e você pode ajudar a acabar com isso!" para incentivar a população a denunciar quem incendeia áreas de vegetação na cidade.
O objetivo é aplicar a lei municipal que prevê multa, que varia de R$ 2 mil a R$ 6 mil, e até pode levar o responsável à prisão em alguns casos.
A medida foi tomada por conta do crescimento dos focos nos últimos quatro dias na estância. Entre a quinta-feira (3) e o sábado (5) foram registradas ao menos 10 ocorrências em diferentes pontos de Águas de Lindoia e que levaram a campo equipes da Defesa Civil, do SAAE Ambiental e do Corpo de Bombeiros, com base na cidade vizinha de Lindoia.
A campanha coloca à disposição dos moradores o telefone 190 da Polícia Militar e garante anonimato ao denunciante. O comunicado distribuído em grupos do aplicativo WhatsApp ainda lembra que a Secretaria do Meio Ambiente recebe imagens de eventuais flagrantes sem que o denunciante seja identificado.
O balanço que mostra o total da área destruída pelo fogo nos últimos dias ainda não foi fechado, mas o prejuízo ambiental é considerado de grandes proporções. No domingo (6), bombeiros ainda tentavam controlar focos espalhados pela cidade. Não há informações sobre feridos ou imóveis atingidos até o momento.