(Foto: Tribuna das águas )
Acreditando ser um anúncio real de um banco, um morador de Águas de Lindoia caiu em um golpe on-line e teve sua conta zerada. Ele não sabia, mas, ao fazer o acesso, transferiu via PIX todo o valor de sua conta aos estelionatários. O caso, que aconteceu na quinta-feira, 3, foi registrado na Polícia Civil de Águas de Lindoia.
De acordo com a vítima, uma postagem de um banco público federal no Facebook anunciava prêmios, como casa, carro e dinheiro. Para tanto, seria necessário fazer um cadastro. Ao clicar, ele foi direcionado para um site, que parecia ser do banco. Lá, preencheu os dados de sua conta, sem saber que estava transferindo dinheiro, via PIX, para a conta de um desconhecido.
“O que me espanta é que eles [estelionatários] já tinham o número da minha conta. Fui colocando os dados, e depois de concluído o acesso, veio uma mensagem via SMS que eu havia feito um pix em nome de Leonardo Antonio Araújo da Costa”, informou.
Os especialistas em proteção de dados alertam para que as pessoas não acessem links de banco em redes sociais. Os acessos devem ser feitos diretamente no site do banco (observando sempre se há um símbolo de cadeado antes do endereço eletrônico) ou por meio do aplicativo.