(Foto: Portal Tonogiro)
É de Socorro a melhor posição no ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), criado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo do Estado de São Paulo, entre as nove cidades pertencentes ao Circuito das Águas Paulista. A estância ficou em 22º na classificação das 557 cidades registradas na edição deste ano. Depois aparece Jaguariúna na 39ª colocação.
O programa foi lançado em 2007 e busca estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração de políticas públicas e estratégias para alcançar um desenvolvimento sustentável. Para participar, o município deve manifestar interesse através da indicação de representantes.
Ao todo, existem dez critérios que influenciam na nota e posição de cada cidade no ranking. São eles: esgoto tratado, conselho ambiental, qualidade do ar, uso do solo, município sustentável, resíduos sólidos, biodiversidade, gestão das águas, estrutura e educação ambiental e arborização urbana.
De todas as diretivas avaliadas, Socorro conquistou a nota dez nas categorias de conselho ambiental e estrutura e educação. Confira a nota e posição de todas as cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista abaixo:
Ranking do Programa Município VerdeAzul
Águas de Lindoia - Posição: 269 / Nota: 15,27;
Amparo - Posição: 249 / Nota: 25,35;
Holambra - Posição: 75 / Nota: 83,32;
Jaguariúna - Posição: 39 / Nota: 88,57;
Lindoia - Posição: 232 / Nota: 29,86;
Monte Alegre do Sul - Posição: 461 / Nota: 7,96;
Pedreira - Posição: 170 / Nota: 48,61;
Serra Negra - Posição: 362 / Nota: 9,84;
Socorro - Posição: 22 / Nota: 91,53.
Premiação
Além do ranking com todas as cidades participantes, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) realiza a entrega do "Certificado Município VerdeAzul". Este documento é concedido apenas aos municípios que atingem a nota superior a 80 pontos e preenchem os pré-requisitos.
Na região do Circuito, somente as cidades de Holambra, Jaguariúna e Socorro receberam o prêmio. De acordo com o órgão responsável, o certificado "reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP)", diz o texto